Tratamento da Febre

Embora a febre seja uma reação imunológica (reação de defesa) do organismo contra algum mal, a medicina moderna desenvolveu alguns remédios chamados de antipiréticos (contra febre) que podem reduzir a temperatura a níveis tolerados. Os mais comuns são o paracetamol e a dipirona.

É importante, além da avaliação médica, promover os seguintes cuidados para uma pessoa idosa com febre:

• melhorar a hidratação do paciente através da oferta de suco de frutas, água e chá morno;
• promover um banho de esponja com água morna (não existe vantagem em usar álcool no banho com esponja e isso geralmente faz a pessoa sentir-se mal pelo seu cheiro forte);
• administrar a dose recomendada de algum antitérmico para reduzir a febre, de acordo com informação médica ou de um profissional de saúde;
• repouso no leito;
• evitar uso de muita roupa ou muitos cobertores;
• evitar exercícios intensos ou pesados.
Por fim, deve-se dar bastante atenção à febre da pessoa idosa, pois diferentemente da criança, o organismo envelhecido apresenta pouca reserva funcional (capacidade de reação) e quanto antes for identificada a causa, melhor será o resultado.


Importante lembrar

1. A febre é uma reação do corpo contra organismos estranhos.
2. A febre é freqüentemente causada por infecções, mas pode ser também uma reação alérgica, exposição a muito sol, a muito calor ou efeito colateral de um remédio.

3. É preciso dar muita atenção à febre da pessoa idosa, porque o seu organismo oferece pouca capacidade de reação e, por isso, a febre pode não aparecer até mesmo em casos graves como pneumonias, infecção do trato urinário ou tuberculose.

4. É importante descobrir logo a causa da febre, para que a pessoa idosa possa receber o tratamento adequado.

5. Dar o remédio antitérmico na dose certa, conforme orientação recebida de profissional da saúde.

6. Proporcionar outros cuidados como repouso no leito, oferecer bastante líquido (suco de frutas, água, chá morno, etc.), banho de esponja com água morna, sem utilizar álcool, evitar muitas roupas ou cobertores.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Importância da febre na pessoa idosa

Alerta para "Depressão pós-AVC"

Fadiga no Idoso